Goya, Maria Luisa con Mantilla,1799

Ni asi la distingue“, Caprichos, 1799

com os pés bem abertos de muita espera en la calle

c’est ma vie mon cher…

mas olha que ele tem retratos geniais. Os auto-retratos, por exemplo, são coisas que equiparam com um Rembrandt ou com um Velázquez.

Já tinha feito uns postes na Janela com ele e até nos radicais. Um dia destes volto a isso (quando tiver tempo) e a ideia era pegar nesses sonhos da razão e juntá-los a outras “marginalidades” e figuras de charlatães que ele também tratou.
Melhor ainda: juntar ao Hogarth!
Mas agora vou interromper este ritmo porque tenho trabalho para fazer…

Nos caprichos é que ele se revela. O sentido de humor, a ironia, a critica social e até a reflexão filosofica (“Os sonhos da razão…” eu era capaz de escrever uma posta gigantesca acerca deste “Capricho” e do que ele significa para mim) está lá tudo.

Gosto muito dos retratos dele mas sempre tive a impressão de que ele os fazia para ganhar a vida. Agora, o que eu ainda não tinha notado eram estes pequeninos pormenores que tu, zazie, não deixas escapar.

pois é ,este Goya é o único “liberaL” que sigo ahahhaha

é genial! mas ele tratou sempre muito mal a rainha. Há mais indirectas, uma delas onde ela aparece a ver-se ao espelho que nem uma velha gaiteira. Quanto à prostituta de pés para o lado é recorrente tal como a velha alcoviteira, a Clestina.
Há um Capricho em que se vê uma figura encapuçada, como um religioso a aproximar-se da mulher e a legenda acrescenta “e era sua mãe…”

Uma das minha exposições de que eu mais gostei de ver na minha vida foi a dos Caprichos do Goya no Palacio da Ajuda algures em 1989 ou 90.

A famosa “Os Sonhos da Razão Produzem Monstros” é a mais perfeita metáfora dos desastres politicos do sec.XX.

Nestas duas figuras que apresentas não deixa de r interessante que ele apresente uma prostituta (ou pelo menso uma mulher de virtude duvidosa) praticamente igual a Doña Maria Luisa… E mais interessante, é uma figura que aparece de recorrentemente em outros “Caprichos”.

Comments are closed.